quarta-feira, 6 de junho de 2007

OZONO

O ozono forma-se, quando a radiação (U.V) interage com as moléculas de oxigénio (O2) da estratosfera, dando origem ao oxigénio atómico (O). Este oxigénio atómico, por sua vez, combina-se rapidamente com outros moléculas de oxigénio, formando o ozono:





  • O2 + rad.UV ------ O + O (1)
  • O + O2 ------- O3 (2)
    ( Formação natural do ozono )

    É na estratosfera onde a maior parte de ozono (O3) persiste; zona onde voam os aviões supersónicos como o concorde.
    O principal papel do ozono, que se encontra na estratosfera, tem um papel vital na vida á superfície e na protecção que oferece em relação á radiação U.V mais energéticas. Esta camada é mais fina nos trópicos do que nos pólos, apresentando flutuações sazonais.
    A sua quantidade de ozono é medida em unidades Dobson.

O Ozono é, simultaneamente, um perigo para a saúde (quando se encontra ao nível do solo) e indispensável para a sobrevivência de animais e plantas (quando se encontra na estratosfera).
Na estratosfera, ele absorve algumas das radiações U.V, potencialmente perigosas (U.V- U.V-B):

. O3 + rad.UV----- O2 + O (3)
. O + O3 ----- O2 + O2 (4)
(Destruição natural do Ozono)

“Buraco” na camada de ozono




A maior concentração de Ozono (O3) existente na atmosfera verifica-se na estratosfera, ocupando uma faixa localizada sensivelmente entre os 20 e os 50 km de altitude, normalmente designada por camada do Ozono. A existência deste gás e de extrema importância para a vida na terra, na medida em que funciona como um filtro, ao absorver grande parte (cerca de 95%) da radiação U.V enviada pelo o sol.



Sem comentários: