sexta-feira, 8 de junho de 2007

Então, o que devemos fazer?

  • Deves desligar os aparelhos que não estão a ser usados, apagar as luzes da sala ou do quarto quando ninguém lá está.
    Ao colocar isoladores nas paredes podemos reduzir a quantidade de energia necessária para aquecer ou arrefecer a casa. O isolador prende o calor dentro de casa mantendo uma temperatura agradável.
    Para fabricar todos os jornais, canos de alumínio, garrafas de plástico etc, é necessário gastar muita energia. Através da reciclagem - processo que consiste em triturar os materiais para voltar a usá-los - os objectos podem ser aproveitados.

  • Nos veículos automóveis também é possível minimizar o consumo de combustível; por exemplo se os pneus estiverem convenientemente cheios, o carro afinado com ar e óleo limpo andando da forma mais correcta gasta-se menos gasolina. Nunca sobrecarregues o carro, pois quanto mais carga mais difícil é a deslocação e, por isso, gasta mais combustível.
    Quando os teus pais comprarem um carro novo diz-lhes para comparar cada modelo e adquirir aquele que gaste menos litros de combustível por km.

  • Em cada semana a turma pode eleger um encarregado que garanta o racionamento correcto da energia. Implementa uma Patrulha de Energia. Tenta garantir que todos os teus colegas mandam para a reciclagem os canos de alumínio, garrafas, papeis e jornais. Não te esqueças de separar o lixo quando o despejas: o vidro no vidrão e o papel e cartão no papelão.

Sem comentários: